Análise de
Contexto
*Excertos do Relatório Consolidado 2022
Análise Externa
Para o Metropolitano de Lisboa, tanto no presente como no futuro, as partes interessadas são todos os grupos cuja qualidade de vida possa ser afetada pelas atividades desenvolvidas.
Análise Interna
O Metropolitano de Lisboa possui uma organização relativamente estável, em vigor desde 1 de abril de 2017, que corresponde à data em que foi reposta a autonomia orgânica da empresa.
Atualmente, o ML encontra-se numa fase de expansão da sua rede e melhoria dos serviços, destacando-se os grandes investimentos em curso com a criação da Linha Circular, os projetos de sinalização e aquisição de material circulante, o prolongamento da linha Vermelha a Alcântara e a ligação dos concelhos de Odivelas e Loures, com a construção do Metro Ligeiro de Superfície (MLS).
Riscos e Oportunidades
Na sequência da análise ao contexto externo e interno é feita uma análise de riscos e oportunidades estratégicos, que se encontram traduzidos na seguinte análise SWOT:
Estrutura de Governance
O Metropolitano de Lisboa, E.P.E., enquanto operador de transporte estruturante para a mobilidade da área metropolitana de Lisboa, pretende contribuir para o desenvolvimento de um novo e dinâmico modelo empresarial, com foco na melhoria da intermodalidade, eficiência e aumento da qualidade dos serviços prestados. A estrutura de governance do Metropolitano de Lisboa desenvolve-se de forma integrada.