Modelo
de Negócio
*Excertos do Relatório Consolidado 2022
Áreas de Negócio e Criação de Valor
O ML, enquanto prestador de um serviço de transporte público de passageiros, tendo como eixo principal a satisfação do cliente, tem procurado desenvolver um serviço de excelência que permita melhorar a mobilidade na área metropolitana de Lisboa, bem como proporcionar experiências que vão de encontro às diferentes exigências dos seus utilizadores.
Investimento e expansão da rede
A nível da expansão, deu-se continuidade aos trabalhos de empreitada do projeto da Linha Circular, foram desenvolvidos os estudos necessários ao lançamento do procedimento de conceção/construção para a expansão da Linha Vermelha, entre S. Sebastião e Alcântara, e desenvolveram-se os estudos da Linha Violeta - Metro Ligeiro de Superfície (MLS), entre Odivelas e Loures.
Conservação e manutenção da infraestrutura e material circulante
Não obstante os constrangimentos operacionais provocados pela pandemia, sobretudo evidentes ao nível da capacidade de afetação de recursos humanos a tarefas de manutenção programada ou corretiva, a infraestrutura manteve um desempenho relativamente estável, sinónimo da elevada resiliência destes sistemas, tendo sido possível manter a execução dos programas de manutenção programada e os projetos, em curso, de renovação ou reabilitação de sistemas ou equipamentos.
Oferta do serviço de transporte
No ano em análise, a oferta do Metropolitano de Lisboa foi adaptada à evolução da pandemia de COVID-19, acompanhando a retoma da procura verificada.
Os ajustes aos planos de oferta ao longo do ano foram feitos recorrendo à alteração do número de comboios em circulação nos diferentes períodos do dia e da semana, bem como alterando o número de carruagens por comboio em circulação.
Procura
Verificou-se um impacto favorável na procura de passageiros em 2022, devido ao significativo alívio nas medidas para a contenção da pandemia COVID-19.
A procura registou as seguintes variações:
- Acréscimo de 63,26% nos passageiros com título pago e de 63,32% nos passageiros totais face a 2021;
- Acréscimo de 28,87% nos passageiros com título pago e de 25,22% nos passageiros totais, em relação ao previsto no PAO;
- Decréscimo de 24,79% % nos Passageiros com título pago e de 25,61% nos passageiros totais, face a 2019, ano Pré-Pandemia.
A atividade comercial
Ainda a recuperar dos efeitos da pandemia, a economia foi fortemente afetada pela guerra na Ucrânia, que provocou um aumento dos preços dos combustíveis e energia, e que, consequentemente, levou a uma subida generalizada dos preços de bens e serviços.