Saltar para o conteúdo principal

Modelo
de Negócio

*Excertos do Relatório Consolidado 2022

Áreas de Negócio e Criação de Valor

O ML, enquanto prestador de um serviço de transporte público de passageiros, tendo como eixo principal a satisfação do cliente, tem procurado desenvolver um serviço de excelência que permita melhorar a mobilidade na área metropolitana de Lisboa, bem como proporcionar experiências que vão de encontro às diferentes exigências dos seus utilizadores.

Investimento e expansão da rede

A nível da expansão, deu-se continuidade aos trabalhos de empreitada do projeto da Linha Circular, foram desenvolvidos os estudos necessários ao lançamento do procedimento de conceção/construção para a expansão da Linha Vermelha, entre S. Sebastião e Alcântara, e desenvolveram-se os estudos da Linha Violeta - Metro Ligeiro de Superfície (MLS), entre Odivelas e Loures.

Conservação e manutenção da infraestrutura e material circulante

Não obstante os constrangimentos operacionais provocados pela pandemia, sobretudo evidentes ao nível da capacidade de afetação de recursos humanos a tarefas de manutenção programada ou corretiva, a infraestrutura manteve um desempenho relativamente estável, sinónimo da elevada resiliência destes sistemas, tendo sido possível manter a execução dos programas de manutenção programada e os projetos, em curso, de renovação ou reabilitação de sistemas ou equipamentos.

Oferta do serviço de transporte

No ano em análise, a oferta do Metropolitano de Lisboa foi adaptada à evolução da pandemia de COVID-19, acompanhando a retoma da procura verificada.

Os ajustes aos planos de oferta ao longo do ano foram feitos recorrendo à alteração do número de comboios em circulação nos diferentes períodos do dia e da semana, bem como alterando o número de carruagens por comboio em circulação.

Procura

Verificou-se um impacto favorável na procura de passageiros em 2022, devido ao significativo alívio nas medidas para a contenção da pandemia COVID-19.

A procura registou as seguintes variações:

A atividade comercial

Ainda a recuperar dos efeitos da pandemia, a economia foi fortemente afetada pela guerra na Ucrânia, que provocou um aumento dos preços dos combustíveis e energia, e que, consequentemente, levou a uma subida generalizada dos preços de bens e serviços.

 

Anterior

Seguinte