Desempenho
*Excertos do Relatório Consolidado 2022
Capital financeiro
As medidas tomadas, no sentido da contenção da pandemia COVID-19, continuaram a ter impactos ao nível da redução da procura, face ao período pré-pandemia (exercício de 2019), com os consequentes efeitos na receita.
Capital intelectual
O ano de 2022 caracterizou-se pela continuidade da transição para um modelo digital de formação e pelo reforço da ligação com as universidades, nomeadamente, no desenvolvimento de competências de gestão e liderança das equipas. Destaque, ainda, para o desenvolvimento de projetos que visam potenciar uma cultura de inovação na Empresa, incluindo o apoio ao desenvolvimento de estudos/teses do ensino superior.
Capital humano
O modelo de gestão do Capital Humano está ancorado nos mesmos princípios de sustentabilidade integrados na estratégia do negócio e focado na valorização do conhecimento. A orientação das políticas de desenvolvimento para a promoção de competências, para o reconhecimento do desempenho e para a manutenção de um bom ambiente e clima social parte do pressuposto de que são as pessoas que permitem a concretização do propósito da empresa de ser o operador de transporte público estruturante da mobilidade em Lisboa.
Capital social
O ano de 2022 foi de continuidade no compromisso com as partes interessadas, quer junto dos colaboradores, suportando medidas tendentes à conciliação com a vida familiar e proteção da parentalidade, quer reforçando a intervenção junto da comunidade e no contributo para causas solidárias.
O grupo de empresas Metropolitano de Lisboa assumiu um compromisso para com o Desenvolvimento Sustentável, integrando na sua estratégia quatro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
José Vieira da Silva passou a ser o novo Provedor do Cliente do Metro de Lisboa. A figura de provedor do cliente no Metro de Lisboa é ocupada em regime não remuneratória e por um período de um ano, renovável sucessivamente por períodos iguais.
A generalidade das iniciativas desenvolvidas (pelo Metropolitano de Lisboa) tiveram como objetivo melhorar as condições do serviço de atendimento e de apoio ao Cliente.
Foram ainda encetados todos os esforços para lançar no início de 2023 projetos que visam melhorar a experiência do cliente Metro.
(No combate à fraude) O ML continuou a desenvolver os esforços com o IMT e a Autoridade Tributária para otimizar o processo de cobrança coerciva dos valores devidos pelo transporte de passageiros em situação de fraude, nomeadamente através da prestação de esclarecimentos solicitados pelos serviços de finanças responsáveis pelas notificações efetuadas aos clientes em fraude.
Capital natural
O ML assume-se como ator relevante para a descarbonização da economia ao contribuir na minimização dos impactes ambientais.
Desde maio de 2022 que o ML tem zero emissões indiretas de gases com efeito de estufa (GEE), provenientes do fornecimento de energia elétrica, exclusivamente, por fontes renováveis verdes. Para compensar as emissões diretas de GEE emitidas pelos consumos de gás natural, combustíveis líquidos e fugas de gases fluorados, o ML tem vindo a contribuir com ações de plantação de árvores em território nacional. Desta forma, o ML atingiu a neutralidade carbónica das suas operações, concretizando um dos grandes objetivos de desenvolvimento sustentável da empresa e reforçando a sua contribuição para a descarbonização da economia e para a melhoria da mobilidade sustentável na Área Metropolitana da Lisboa.